Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Informações quentinhas


Para falar de jornalismo: um jornalista!

Resolvemos perguntar ao Francisco Fresard, mais (muito mais) conhecido como Pancho, sobre sua profissão. Pancho é colunista do Jornal de Santa Catarina e blogueiro. Se você quiser conhecer mais sobre este cara bacana, pode entrar aqui.


Muito se fala sobre esta profissão e o que o Pancho contou para nós esclarece algumas dúvidas muito comuns:

Por que você é jornalista?
Gosto dessa história de apurar a verdade (ou, pelo menos, tentar). Para mim, o jornalista é um guardião da sociedade. Um profissional que preza pelo o que é correto, justo e bom.

Qual é o perfil de um jornalista?
O jornalista tem que ser curioso. As respostas nunca são suficientes. Sempre há algo mais a descobrir. O jornalista tem que gostar de contar histórias. Essa é a grande missão do profissional: contar histórias verdadeiras, curiosas, importantes. Para isso, tem que gostar de ler e escrever.

Em quais áreas do Jornalismo você já trabalhou e em quais não trabalharia?
Já trabalhei em TV, rádio, jornal, internet e assessoria de imprensa. Hoje, diria que não trabalharia com política, mas como disse o mesmo de assessoria, prefiro não me comprometer.

O retorno financeiro vale à pena?
Depende. Só os bons jornalistas são bem remunerados. Na média, o salário é baixo.

Você acha que para ser um jornalista é preciso amar escrever?
Certamente. O jornalista escreve diariamente e tem que cuidar com o que escreve para que a população compreenda a reportagem. Aprimorar a escrita é algo que deve ser feito constantemente.

Todo jornalista deve trabalhar na televisão para ser visto como tal?
Não. Jornalistas são respeitados em qualquer meio. Como na televisão os rostos ficam conhecidos, eles podem virar celebridades, mas isso não quer dizer que eles sejam melhores que os jornalistas que trabalham em jornal, rádio ou internet.

Qual o futuro da profissão?
Multimídia. O profissional mais desejado pelos meios atualmente é aquele que tem facilidade para trabalhar nos mais diversos meios. Com a ascensão da internet, cada vez mais é necessário dominar técnicas de vídeo e foto, por exemplo.


Se você ficou curioso e afim de conhecer mais sobre o curso de Jornalismo da Sociesc, clique aqui e fique à vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário